22 de abril de 2009

EMPREENDA, FAÇA SUA EMPRESA SER UM SUCESSO !


(ESTE ARTIGO DE MINHA AUTORIA FOI PUBLICADO EM 19/03/2009 COM EXCLUSIVIDADE PARA O JORNAL O ESTADO DE S.P - ESTADÃO)

O empreendedor no Brasil é visto como um apaixonado, lunático, muitas vezes é tido com uma visão utópica, mas como seria o mundo se não houvesse pessoas empreendedoras, será que estaríamos hoje digitalmente incluídos à tecnologia computacional se Steve Jobs, Bill Gates e Cia não tivessem a “louca idéia” de criar um computador pessoal, isso a quase 50 anos. Muitos não acreditaram que o pc ( personal computer) seria após algumas décadas tão indispensável às pessoas e empresas. Grandes empresas líderes de mercado da época também não acreditaram; Pasmem !. E a lâmpada, se não fosse Thomas Edison com suas tentativas e erros e não foram poucos, mais de 1400 tentativas até acertar para se chegar na lâmpada elétrica e durante sua vida teve mais de 1093 patentes registradas. Como faríamos para percorrer grandes distâncias se Santos Dumont não tivesse o estalo de inventar o avião, que é considerado hoje como um dos meios de transporte mais rápidos e seguros.

Estes exemplos são só para deixar bem claro a importância do ímpeto do empreendedor. O empreendedor enxerga à frente, onde ninguém vê nada ele visualiza um horizonte de oportunidades, brechas, um novo negócio ou serviço, uma maneira diferente de conquistar o cliente. O empreendedor lidera mudanças, assume responsabilidades, inova, claro que com os pés no chão, mas se for necessário para concretizar seu sonho e ter sucesso pular do alto de um prédio em uma piscina localizada no térreo, com certeza ele pula, mas não sem antes verificar se ela está cheia de água, a profundidade da piscina, suas dimensões, condições de segurança, velocidade do vento, roupa e equipamentos adequados para o salto, existe o risco, é claro, mas um risco calculado.

E não só existem empreendedores com negócio próprio, outros tantos trabalham como colaboradores em empresas, contribuindo com idéias para o crescimento, novos projetos, identificando necessidades e desejos que muitas vezes o cliente desconhece, mas no momento que são colocadas em ação se tornam um grande sucesso de vendas ou de economia de recursos;

O empreendedor ao criar um novo produto, serviço ou processo tem muito mais vantagens do que desvantagens, passa na frente da concorrência, aprende, conquista primeiramente o
mercado, se der certo, ótimo, se der errado, está muito mais propenso a dar certo da próxima vez, pois adquiriu know-how, conheceu melhor o seu público-alvo, a demanda e por conseqüência o quanto terá que ofertar, enfim está muito melhor preparado e pronto para colher resultados positivos e expressivos.

Nas épocas de crise faça como poucos, crie, faça do seu negócio um atrativo, com diferenciais que chamem a atenção do seu cliente, seja criativo, use a imaginação, inove, só assim poderá obter bons resultados, aparecer, dar as caras ao mercado e ser conhecido.

As empresas que se sobressaem sobre as outras são aquelas que não vivem na mesmice, na rotina, do fazer igual todos os dias e sim aquelas empreendedoras, que tomam a iniciativa saem na frente, dando o primeiro passo para conquistar a sua fatia de mercado.

Planeje, pesquise, tome ações embasadas no conhecimento adquirido, haja com responsabilidade, empatia, transparência, atitude, flexibilidade, enfim, arrisque, EMPREENDA, faça sua empresa ser um sucesso !

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