31 de julho de 2016

O EMPREENDEDORISMO SOCIAL

O EMPREENDEDOR SOCIAL LUTA E TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO  MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE UM GRUPO DE INTERESSADOS, ATORES COM NECESSIDADES EM COMUM, E ATUA EM PROL DE ALTERNATIVAS EFICIENTES PARA UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA E EQUILIBRADA.

As demandas são variadas, mobilidade urbana, consumo responsável, destinação correta do lixo, alimentação saudável, matrizes energéticas limpas , empregabilidade e muitos outros temas.

Como podemos nos envolver com estes assuntos extremamente importantes para a virada qualitativa de uma sociedade e aumento de seu capital social?

Devemos mudar nossos pensamentos, nosso comportamento, temos que raciocinar orientados para o bem comum, não podemos ser individualistas, pois vivemos em comunidade, temos a necessidade de compartilhar e investir nosso tempo em coisas que realmente somem, que tragam significado ao nosso desenvolvimento humano, como seres pensantes.

É essencial argumentar criticamente de forma a contribuir com as ideias inovadoras, com os avanços tecnológicos, com a prospecção de novas técnicas e metodologias, que levem à simplificação, à economia ou minimização dos mais variados recursos.

Então mãos a obra, participação e envolvimento é fundamental para que os negócios se expandam e criem vantagens em relação a outros.
Temos o dever de sermos mais abertos a novas tendências, a buscar o ideal, a melhoria constante, não só para a nossa família, mas também de uma forma mais ampla, para todas as partes interessadas na evolução da qualidade.

Com seria bom se todos nós pudéssemos realmente usufruir de toda a infraestrutura de um país, mas de forma democrática, onde todos tivessem uma mesma oportunidade, tendo ou não dinheiro.
Toda cidade deveria ter seu parque público, mais áreas verdes e não só grandes empreendimentos imobiliários, shoppings e outros investimentos que apesar de geração de empregos e renda, não são para todos, mas para um grupo restrito de pessoas.

Vamos pensar em ampliar nossa visão em não só empreender no que nos traz um rápido retorno em dinheiro, mas em coisas que multipliquem a capacidade do indivíduo em viver melhor, em ter um menor custo de vida e maior qualidade de vida.

Sabemos que o Brasil não colabora, não faz a sua parte, não nos abre espaço para tornar as atividades menos onerosas. Sabemos também que é difícil implantar as ideias, pois existem uma série de obstáculos que devemos transpor, e em muitas vezes é isso que impede, desmotiva os empreendedores a colocar em prática seus planos.

O país está atrasado pelo menos 20 anos em relação a outros, até em se tratando de América do Sul, imaginem se compararmos com nações desenvolvidas. 
Se todos nós a partir de agora começarmos a nos apossar do que nos é devido, em participar de forma ativa e não como meros expectadores, esperando ver o que pode acontecer, com certeza chegaremos a um lugar muito melhor, onde todos poderão colher o que foi plantado.

Seja um empreendedor social, pense coletivamente, crie, inove, exercite compartilhar novas ideias, acredite que o investimento no lado social pode mudar o mundo, a situação do planeta, diminuir a violência e potencializar os resultados, equilibrando o aproveitamento dos recursos naturais, aperfeiçoando a forma de produzir e entregar valor à toda uma sociedade, carente de pessoas que pensem e hajam diferente.