24 de junho de 2009

CONHECENDO E ESCOLHENDO BEM SEUS CLIENTES


Você conhece bem o seu cliente?

Não só os clientes têm o direito de comprar, negociar onde se sentem bem, satisfeitos, seguros, mas as empresas também devem escolher seus clientes, seu público-alvo, o que querem atingir, qual a classe social, faixa etária, sexo, região que pretendem direcionar as suas ações, só assim terão um norte, um caminho a ser percorrido para cumprir com os objetivos e metas.

Existem muitos clientes que não estão incluídos no “cliente perfeito”, dentro do perfil que aquela empresa vislumbra atingir, pois muitas vezes só compram oportunidades, preço baixo, não se importando com a qualidade no atendimento e dos produtos e serviços. Bons clientes são aqueles que mesmo a empresa passando por dificuldades, estão ali, do seu lado, apoiando, é claro que o fazem devido à diferenciação e ao bom atendimento prestado ao longo dos anos.

Inúmeras empresas falham ao pensar que o seu cliente é todo aquele que entra por sua porta, ou faz um pedido esporádico, mas não é bem assim, o bom cliente é aquele que negocia, compra constantemente, reclama, dá sugestões com o objetivo de melhorar a sua performance ou até mesmo a sua vantagem competitiva. Quantas vezes por meio de uma reclamação ou sugestão de um cliente, acabamos tomando medidas de pronto, sanando assim com o problema e possíveis outras reclamações.

O importante é que a empresa conheça bem o seu cliente, tanto o interno como o externo, o que ele gosta, quais as suas necessidades,o que o encanta, só desta forma poderá ofertar boas condições, um ambiente propício ao fechamento de um negócio e este cliente deverá ser muito bem escolhido, pois os resultados virão desta escolha, seja ela boa ou ruim.

Uma saída para a concorrência acirrada nos dias atuais é diferenciar tanto produtos e serviços, como é essencial possuir um cliente diferenciado em seu rol, um cliente que valorize os seus investimentos, a capacitação de seu capital intelectual, sua base estrutural, localização e todo o empenho que tem para contemplar todas as suas necessidades, expectativas e desejos.

Diversas empresas fazem o contrário do que qualquer pessoa em sã consciência, sem conhecimentos gerenciais, administrativos ou técnicos, faria, uma delas é dar melhores condições de pagamento, facilidades, descontos a novos clientes, deixando o cliente antigo “a ver navios”, descuidando do que já tem em mãos. É muito importante conquistar novos clientes, mas é primordial manter os já clientes satisfeitos. Outras ainda não têm um cuidado na obtenção de informações ótimas, históricos e acabam por fazer maus negócios, por não conhecer bem os seus clientes.

Defina um campo de atuação, uma área, e persiga as metas planejadas, nada é fácil, em grande parte só vem com o tempo, quando a empresa conquista credibilidade, ou seja, o cliente deposita confiança e acredita no que a empresa tem a oferecer.

Visualize um horizonte de oportunidades, cenários futuros, perspectivas de bons negócios e tenha o cliente, aquele escolhido por você, como mais um aliado à conquista das suas projeções, estimativas, é dele que você precisará para alcançar o “cume da montanha”.