7 de novembro de 2016

FEEDBACK - CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO


(Artigo de minha autoria publicado em 04/11/2016 no Jornal POVO DE CUBATÃO - Edição nº 450)

O  primeiro passo é esclarecer o que é feedback, depois tratarei da sua importância para a gestão empresarial.

Vamos lá, a tradução literal de FEEDBACK pode ser tratada como: dar resposta, dar retorno, retroalimentar, mas o mais importante é como colocamos isso em prática, no nosso dia-a-dia.

Os profissionais dependem e muito da aprovação de seus líderes e até mesmo de seus pares, indicando se estão no caminho certo ou não, e isto se dará pelo feedback, pois só assim terão ciência no que devem melhorar.

Tenha em mente que é dever de todo líder não só dar feedback à sua equipe, como também receber dos mesmos, pelas suas ações. É sempre bem-visto, o profissional, seja ele de qualquer nível hierárquico, que tem disposição em aceitar o feedback, mesmo que este não seja bem aproveitado na prática.

As vezes a insegurança toma conta de todos e é nesta hora que o aconselhamento, a crítica construtiva, que é a mescla dos dois tipos de feedback, o positivo e o negativo, faz a diferença no resultado.

Não podemos menosprezar nenhum deles, pois é por esta iniciativa que ambos, liderança e liderados obtém respaldo para continuarem ou descontinuarem o jeito que estão trilhando um caminho, para buscar aproximação com a missão da empresa.

Orientações mal dadas, podem ser um desastre, uma avalanche de desmotivação na profissionalização de um colaborador. Dar sentido ao feedback, criar um canal democrático de comunicação, escutar as reclamações e sugestões, também faz parte da vida de qualquer organização.

É importante observar que nada adiantará, se não houver resposta a tempo de poder realizar uma correção, por esta razão o período de acompanhamento e análise das conversas é primordial para um resultado favorável.

Em inúmeros casos não se sabe ou não se enxerga o que está acontecendo de errado, por isso encontramos mais um forte motivo para darmos e recebermos o feedback. O alinhamento deve fazer parte da rotina, deve incorporar o que a empresa mais preza, ou seja, seguir de perto suas diretrizes, seus valores.

Podemos sempre melhorar, e devemos colocar como meta um acréscimo de tarefas desafiadoras, para que nos incentive a estar em busca do aperfeiçoamento, e só conseguiremos chegar perto, se não perdermos o foco.

As relações interpessoais tendem a crescer quando o feedback é bem feito, realizado com competência. Avanços substanciais e relevantes são diagnosticados em empresas que o praticam da forma correta, alimentando uma SEDE DE CONHECIMENTO.

Quem o vivencia percebe que existe uma clara reação de satisfação, mesmo quando ele é negativo, pois o que se evidencia é a assertividade da colocação, a razão pela qual está se transparecendo aquela atitude pró-ativa.

O que mantém o desenvolvimento de um profissional, é a maneira que este se posiciona diante das dificuldades, principalmente quando as coisas estão dando errado, e também como ele se comporta quando está em uma posição de destaque, em ascensão.

O feedback ao cliente também é importantíssimo, pois sem dar ouvidos a eles, menosprezamos o seu ponto de vista, seu modo de ver e considerar os acontecimentos.
É por meio destes relacionamentos que conseguimos identificar possíveis brechas deixadas de lado, pontos não percebidos ou não atendidos em sua totalidade, arestas que precisam ser aparadas.

Demostre vontade em ouvir, se disponha, esteja aberto a admitir críticas, se oponha ao "diz que me diz", estabeleça um canal de comunicação versátil e verá que o envolvimento em sua empresa aumentará vertiginosamente.