15 de julho de 2009

O QUE UMA EMPRESA NECESSITA PARA SER COMPETITIVA?


Assistimos todos os dias empresas “quebrando”, fechando as portas, por outro lado também vemos outras ampliando, aumentado a sua participação, abrindo filiais, franquias, então isto mais do que prova que existem horizontes favoráveis, oportunidades, boas perspectivas para o desenvolvimento dos negócios e de novas idéias.

A empresa moderna deve estar continuadamente exercitando formas, novas ou já usuais de manter-se no mercado, mas não só manter-se, isso só já não basta, pois as que pensam assim têm uma grande probabilidade de perder espaço para a concorrência, mas devem sim conquistar a fidelização diária de seu cliente.

É muito importante a empresa ser competitiva, que entre em campo para ganhar, claro, podendo vir a perder algumas partidas, não se pode ganhar sempre, mas o importante é estar sempre no páreo, buscando as primeiras colocações. O foco deve ser o aperfeiçoamento, o amadurecimento, a melhoria contínua em tudo o que se presta a fazer.
A premissa básica é ser competitivo, a partir daí, estratégia, planos, métodos, devem ser colocados em prática, visando o alcance de resultados ótimos, expressivos e com certeza promissores.

Uma empresa competitiva é aquela que briga no mercado, tem a sua parcela de clientes satisfeitos, acredita no seu negócio e faz de tudo para mantê-lo em boa posição, passa confiança, credibilidade e tem boa aceitação dos seus produtos e serviços.
É óbvio que para se chegar a um alto grau de eficiência empresarial é necessário muito esforço, foco nas metas e persistência para alcançar os resultados, pois eles não caem do céu e nem vem de uma hora para outra.

Acredite em sua equipe de trabalho, delegue responsabilidades, aprimore seus conhecimentos, esteja sempre presente nas decisões mais importantes, sinta-se dono do negócio, mesmo que não o seja, apaixone-se pelo seu trabalho, drible a rotina e sentirá a diferença em sua performance ao final de uma etapa vencida.

Perceba que a palavra de ordem é COMPETITIVIDADE, então faça de tudo para contemplar o maior número de requisitos que seus clientes demandam e sairá fortalecido e pronto para enfrentar desafios, cenários complexos e possivelmente não muito animadores.

SIGA SEMPRE EM FRENTE, PROFISSIONALIZE-SE, FIQUE DE OLHO NA CONCORRÊNCIA, REALIZE E NÃO FIQUE SÓ NO PLANEJAMENTO, ENFIM, SEJA COMPETITIVO !

Um comentário:

Elaine disse...

Olá primo!! parabéns pelo artigo! Olha vc disse tudo além do empresário ter gana de vencer e tudo mais o q importa no fim das contas é ele acreditar no próprio negócio!!! Muuuitos tem dúvidas, medos e por isso tb morrem na praia...
Um super bjuuu e mais uma vez parabéns!!!