9 de março de 2008

MARKET SIZING E MARKET SHARE


MARKET SIZING

Imaginem um mercado global onde as distâncias não existem mais, tudo é conseguido em poucos minutos através da internet, pode-se comprar um produto da China, ou da cidade bem ao lado, pesquisar preços, produtos, tempo de entrega e frete, sendo assim é muito importante ter em mente, saber o tamanho do mercado que poderá adquirir seus produtos ou serviços, somente através desta pesquisa é que se pode dar início ao projeto, planejando quanto a empresa está disposta a ofertar à esse mercado, qual o produto e quais os segmentos que quer atingir, qual a margem de lucro, quais os concorrentes, se o produto / serviço tem algum diferencial, isto tudo facilita a introdução no mercado ,seu sucesso e longevidade.

Muitas das vezes as empresas colocam os seus produtos, mas não dimensionam o tamanho do mercado, acontece então uma demanda muito maior que a oferta, fazendo com que a empresa perca confiabilidade junto aos clientes, pois não tem o produto no tempo desejado, na quantidade esperada, deixando o cliente insatisfeito e disponível para outra empresa, que tenha uma melhor estrutura e condições imediatas de atendê-lo. É por isso que muitas organizações escolhem segmentos, regiões geográficas para focar a sua distribuição, pois podem atender melhor e com mais qualidade, com um preço justo, tempo hábil e quantidade ideais, isto é com OTIF, otimizando todo o processo logístico.

Para que o processo pós-venda dê resultados, é de extrema importância que se crie e que tenha delineado, o tamanho do mercado e o quanto desse mercado a empresa tem capacidade para atingir.


MARKET SHARE

Dentro de um mercado atual, isto é, mercado comprador, é de grande relevância que se indique o quanto de participação a empresa quer ter, projetando a sua colocação e criando estratégias por meio de planos de ação para que alcance os seus objetivos e metas. Além do mercado atual, também é muito importante avaliar o mercado ou cliente potencial, que é aquele que ainda não está comprando, mas pode vir a comprar. Para que isso venha a ocorrer é preciso que a empresa tome uma série de medidas que favoreçam à compra, com a facilitação, disponibilizando meios para que o comprador tenha opções diversas como loja virtual, loja física , quiosques de exposição de produtos em locais de grande fluxo de pessoas, marketing integrado, jornais, revistas, outdoors , feiras de negócios, convenções, todas essas ações levam e têm o foco no aumento de sua participação no mercado e o seu bom posicionamento e visibilidade .