12 de agosto de 2009

VENDA SEMPRE, VENDENDO COM QUALIDADE !


(ESTE ARTIGO DE MINHA AUTORIA FOI ESCRITO COM EXCLUSIVIDADE PARA O JORNAL O ESTADO DE S.P - ESTADÃO)


Toda empresa deve ter bem claro, implícito em sua missão que o seu sucesso depende da continuidade da implantação de várias ações, que devem ser ainda melhoradas dia-a-dia para que continue alcançando ótimos resultados.

A venda para ser próspera deve ser feita com qualidade, pensando em longo prazo, pois as vendas futuras dependem do que está sendo feito agora no presente. Se o cliente for bem atendido, tiver todas as suas expectativas e desejos contemplados, realizados, fica muito mais fácil de mantê-lo ativo, comprando, satisfeito com a empresa e com todos os produtos e serviços ofertados.

O primeiro passo para vender sempre é conhecer e acreditar, confiar no produto que está disposto a vender, no serviço, na empresa que está trabalhando e ter o compromisso de atender bem o cliente. A empresa que tem embutida em sua filosofia o foco no atendimento diferenciado, tem tudo para se tornar benchmarking em seu segmento de mercado e se sobressair em um ambiente altamente competitivo.

É comum que as empresas pensem mais na venda, deixando a pós-venda sem assistência, mas não é o ideal, o que realmente deveria ser feito, pois é muito melhor manter o cliente que já está comprando ou cliente atual, do que tentar conquistar mais e mais clientes ou dito clientes potenciais. Infelizmente muitas empresas não dão valor e não sustentam os clientes que já tem, preferem correr atrás de novos clientes, até mesmo dando descontos especiais, condições diferenciadas, incentivos, deixando os já clientes em segundo plano.

A estratégia de qualquer empresa que esteja voltada a vender com qualidade é direcionar as suas ações totalmente ao cliente com foco na excelência ao atendimento.
Os serviços devem satisfazer os clientes em todos os níveis, desde a compra do produto até o momento da entrega, levando ao cliente tudo que ele idealizou, uma prestação de serviço completa do início ao fim.

O cliente deve estar bem à vontade para comprar, o ambiente tem que ser convidativo, que faça ele não só olhar, mas claro entrar e comprar, para isso é preciso ter colaboradores bem treinados e prontos para ajudar no que for preciso. É necessário também ter espaços limpos e iluminados, variedade de produtos, opções de serviços e formas de pagamento, preço na média do mercado, boa localização e estacionamento, fazendo com que o cliente sinta-se mais seguro em comprar daquela empresa e não do concorrente mais próximo.

Agregue sempre valor às vendas oferecendo serviços bem prestados, complementares, percebidos pelos clientes, como: garantia estendida, atendimento diferenciado na venda e no pós-venda, agilidade, respeito, só assim você completa o ciclo de venda e leva credibilidade, imagem de empresa séria, que é comprometida e voltada a seus clientes.

Não existe uma venda idêntica à outra, bem como um cliente igual a outro, cada qual tem uma necessidade, um poder de compra, disponibilidade de tempo e horário,de locomoção, então é de vital importância estabelecer que cada cliente merece um atendimento diferente, personalizado, com a sua cara e isso quem vai identificar é o vendedor, que deve ter um bom feeling, saber ouvir e experiência em lidar com todos tipos de objeções, tentando anulá-las, com respostas precisas, objetivas que tirem as prováveis dúvidas e questionamentos do cliente, antes de concretizar a venda.

Em síntese, o bom vendedor é aquele que preza um relacionamento profissional baseado na confiança, idoneidade, sinceridade, que faz bem o seu papel e auxilia o cliente a comprar bem, a fazer bons negócios, com foco na negociação ganha-ganha, onde as duas partes saem satisfeitas. É transparente, atua com naturalidade, tem um alto senso de ética, se recicla a cada dia, se capacita, ama o que faz, tem ótima comunicação e relacionamento interpessoal, sabe persuadir, é íntegro e nunca propõe ou promete algo que não possa cumprir, age sempre com responsabilidade nos negócios.

Enfim, tenha plena convicção que o maior bem que o vendedor pode ter são seus clientes, pois muitas vezes as empresas não são mais as mesmas, mas os clientes continuam sendo, por isso vista a camisa do seu cliente, tenha toda a atenção voltada a ele e verá que os resultados virão mais cedo ou mais tarde.