Muitas empresas ainda não se atentaram ao grande valor que um vendedor pode fornecer tanto para ela empresa como para seu cliente, levando todo o feedback necessário para se tomar decisões e propor soluções originais. O vendedor, o representante comercial tem uma ótica privilegiada, pois acompanha o cliente, os seus resultados, estando sempre presente a inúmeros momentos.
O profissional de vendas deve ser hoje muito mais que um vendedor, está bem próximo a ser um consultor das melhores práticas de venda, um especialista de todas as etapas da venda, pois é ele que será o responsável pela visita pré-venda, a venda em si e a pós-venda, é ele também que terá o contato direto com o cliente, quem o conhece, sabe o que mais gosta, de que forma gosta de ser atendido, os melhores dias e horários para visitá-lo.
O vendedor é um dos elos, senão o mais importante que interliga a empresa ao cliente e vice-versa, fornecendo também todos os dados e informações de mercado, tão importantes para a previsão da demanda, levando a uma produtividade baseada no just in time, na racionalização de recursos e na conseqüente maximização de lucros. Quando este elo está fraco, logo reflete nos resultados da empresa, pois muitas vezes contamina outros colaboradores e os próprios clientes, deixando uma imagem bem negativa da organização como um todo.
As organizações deveriam dar melhores condições de trabalho a estes profissionais, que muitas vezes são mal remunerados, sem direito a benefícios disponibilizados a outras categorias, chegando ao cúmulo, absurdo de terem que arcar com os custos de ferramentas essenciais de trabalho, tais como: palm top, celular. Mas como nos dias de hoje quem pode manda e quem não pode abaixa a orelha e com esse mercado instável originado pele crise mundial, o que vemos é o faturamento de muitas empresas crescerem ano a ano, enquanto os seus colaboradores fazem malabarismos para sobreviver.
O que precisa ocorrer é a quebra do paradigma de inúmeras corporações em que o representante comercial, vendedor mesmo fazendo o seu papel que é vender bem a sua imagem e a da empresa, prestar serviços com qualidade e atender eficientemente, só é remunerado pela produtividade nas vendas, ou seja, apenas pelos resultados tangíveis obtidos em curtíssimo prazo, será que esse sistema motiva e traz retorno favorável às organizações ou uma outra forma diferenciada no trato com estes profissionais deve vir à tona e prevalecer?
Procure ter em sua empresa um profissional de vendas motivado, valorizado, participando ativamente das discussões em torno do assunto VENDAS, integrado às estratégias e sentirá a diferença em pouco tempo, o quanto a imagem da empresa irá melhorar, o turn over tenderá a diminuir e os profissionais estarão mais engajados a contribuir de uma melhor forma, além do que o investimento necessário será muito pequeno se comparado aos lucros que esse profissional poderá proporcionar.
Com certeza as empresas que já incorporaram em sua filosofia de trabalho ter o vendedor como um profissional que está à frente do negócio, pois o sucesso da empresa depende e muito desta força de trabalho, virão alçar degrau a degrau, chegando ao topo com efetividade.
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