(ESTE ARTIGO DE MINHA AUTORIA FOI PUBLICADO EM 16/04/2009 COM EXCLUSIVIDADE PARA O JORNAL O ESTADO DE S.P - ESTADÃO)
Aí vocês me perguntam, para que serve um plano de negócios, ou business plan, como muitos também o chamam. O plano de negócios é a base inicial, introdução de qualquer projeto que tenha objetivos claros de vingar no mercado. Sem um bom plano de negócios fica muito mais difícil e complicado mensurar a viabilidade do projeto, bem como quais recursos teremos que alocar.
O plano de negócios é como se fosse uma carta de intenções onde o proponente do projeto, após claro identificada a oportunidade, pesquisa dados, informações, trazendo ao seu conhecimento as necessidades que o negócio terá que suprir e assim colocar no papel a estimativa, projeção do que o projeto virá a ser, ou seja, o objetivo maior daquela empresa, o negócio principal (core business) o segmento de mercado que irá atuar, o público-alvo e todas as informações que visem estruturar o negócio para que este se desenvolva, cresça, amadureça e se torne lucrativo, agregando valores à empresa e à sociedade, seja com um produto inovador, moderno, de qualidade ou um serviço desburocratizado, ágil e que traga benefícios para quem o procure. Benefícios estes que podem ser, bom atendimento, necessidades e desejos saciados, qualidade de vida prezada, enfim um negócio que seja pensado, criado, não só com o intuito de gerar lucros, riqueza, mas também com foco principal na qualidade do atendimento dos requisitos procurados, demandados pelos clientes.
A lucratividade é sim muito boa e necessária , mas deve vir como conseqüência, acompanhada de boas atitudes e práticas, tomadas de decisão acertadas, na excelência no trato e no relacionamento com os clientes, aí sim fecha-se um ciclo, que é atendimento eficiente, rentabilidade e melhoria contínua nos processos.
Com o plano de negócios têm-se também uma visão holística de todos os processos que serão implantados e as necessidades de cada um deles, todas as fases, etapas, por onde começar e onde terminar, ficando muito mais fácil o negócio sobreviver e concorrer de igual para igual no mercado competitivo atual, que mais cedo ou mais tarde acaba colocando para fora os inexperientes e sem uma boa base de conhecimento empresarial.
Há algumas décadas a maioria das empresas nacionais eram gerenciadas por pessoas de uma mesma família, a tão conhecida Empresa Familiar, grandes grupos ainda hoje tem em sua equipe principal, pais, filhos e até mesmo netos, mas o caminho a curto prazo é que se profissionalizem, planejem mais e mais, deixando a gestão para alguém de fora, visando o sucesso do negócio. Não que empresas familiares não dêem certo, mas muitas vezes a chamada Miopia Empresarial ataca quem está lá dentro comandando por muito tempo e assim não conseguem enxergar o que está dando errado ou pode vir a ser melhorado, ou ainda temem tomar atitudes que firam alguns princípios familiares.
Claro que o plano de negócios, como bem o título do artigo diz, é apenas o primeiro passo, o primeiro degrau a ser alcançado, muito diferente de já o ter conquistado, pois a conquista dos objetivos e metas é diária, sendo que depois da implantação do projeto tem que se tornar rotineiras as ações que levem à manutenção do seu espaço, lugar naquele segmento de mercado.
Tenha em mente que a saúde do seu negócio depende das ações tomadas por você e de sua equipe de trabalho e que não adianta ter um excelente plano, mas não colocá-lo em prática, em ação, executá-lo, isto significa que foram desperdiçados tempo precioso, recursos extremamente valiosos, que poderiam ser direcionados a outras áreas ou negócios.
Outro lado importante, se a sua empresa necessitar de capital de terceiros em bancos comerciais, ou de desenvolvimento como o BNDES, a primeira coisa que vão pedir é um plano de negócios detalhado, pois é assim que eles estudam se o negócio é viável, se dará retorno e por conseqüência se a empresa terá como arcar, cumprir com o contrato e condições de saldar o montante da dívida contraída. Quanto melhor, maiores as chances de financiamento por parte das empresas de crédito, pois a avaliação por especialistas torna o projeto com uma probabilidade pequena de riscos que levem ao não pagamento das obrigações.
Se dentro de um plano de negócios você não conseguir ir de encontro a todas as necessidades do projeto, tente priorizar as de mais importância e que não podem ficar paradas, pois será através delas que as atividades secundárias serão realizadas.
Tenha uma visão de longo prazo, pesquise tendências atuais e perspectivas futuras, esteja sempre atento às oportunidades surgidas e tome a frente, haja com rapidez, tenha iniciativa, antes que o seu concorrente o faça.
Não esqueça que sua empresa é o retrato fiel das ações implantadas, então DÊ O PRIMEIRO PASSO, sabendo que muitos outros deverão vir a seguir !
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