4 de junho de 2009

ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA


Um dos maiores problemas enfrentados por empresas sejam de pequeno ou grande porte, é a falta de uma comunicação corporativa eficiente, íntegra, sem rupturas, distorções, levada na hora certa, para a pessoa preparada a recebê-la.

Hoje com a informação fluindo de uma maneira tão ágil, é de suma importância estabelecer regras rígidas que levem ao conhecimento de todos os interessados o que realmente é necessário para o bom andamento das tarefas, peneirando o conteúdo e levando adiante somente o essencial, deixando de lado a comunicação especulativa, “o diz que me diz”, pois muitas vezes esta informação passada de forma errada, equivocada, pode levar a danos de imagem e até mesmo divulgação de dados sigilosos que só deveriam, por exemplo, chegar ao conhecimento do nível institucional, estratégico da empresa.

Há diversos procedimentos que devem ser seguidos para um bom andamento dos resultados, deve-se priorizar sempre a transparência nas atitudes, a postura ética e a agilidade ao comunicar um fato que irá ocorrer e que demandará uma maior atenção por parte dos colaboradores.

A comunicação aos clientes, tanto internos, quanto externos, deve estar dentro dos parâmetros, das diretrizes, fazer parte da filosofia do bom atendimento, pois a imagem da empresa está em jogo e muitas vezes perde-se a batalha por um erro de comunicação, que pode ser feito em um momento não apropriado, inoportuno, mas que se tivesse sido preservado por mais algum tempo, a estória poderia ser bem diferente.

Muitas empresas vêem informações sigilosas chegar nas mãos da concorrência sem saber ao certo como chegaram até lá. Uma das hipóteses mais prováveis é terem deixado vazar informações para pessoas que não deveriam recebê-las, sem status para tal, fazendo com que a empresa muitas vezes tenha que mudar a sua estratégia, dando outro rumo aos negócios, como forma até mesmo de despistar, blefar, mas lembre-se, sem que o plano passe por grandes mudanças ou desvios.

Hoje com a proliferação dos pcs, a comunicação tornou-se muito mais ágil, levando a informação a milhares de pessoas em segundos, então é de total relevância atentar à integridade, veracidade do que está sendo comunicado, que chegue ao seu destino e seja compreendido, assimilado, senão poderá haver uma disseminação de informação incorreta, podendo acarretar em sérios prejuízos financeiros e de imagem, que podem demandar anos para se reverter, devido muitas vezes a pequenos deslizes, que devem ser evitados ao máximo.

A comunicação eficiente traz à empresa resultados extremamente positivos, pois integra o ambiente interno ao externo, aproximando empresas, fornecedores, acionistas, clientes, governo, enfim, todos os stakeholders, ou seja, pessoas interessadas pelas informações, para que o negócio dê certo, prospere e gere frutos com qualidade, e a organização que quiser estar dentro do mais alto patamar, não tem outro jeito senão estar direcionada à comunicação efetiva, clara, transparente, que não deixe dúvidas ou lacunas que podem ser interpretadas de uma outra forma, que não a correta.

Tenha a comunicação corporativa como uma grande aliada às suas estratégias empresarias, faça com que esta comunicação seja passada adiante com responsabilidade, em tempo hábil de se tomar decisões coerentes e que a sua disponibilização aconteça de forma ampla, direcionada a todas as pessoas, departamentos , órgãos , clientes, de acordo com seu status, e que isso contribua para o alcance, a efetividade de resultados expressivos e à manutenção de sua reputação.

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