31 de março de 2009

MOTIVANDO E SUSTENTANDO BOAS AÇÕES


Você mantém em sua empresa uma equipe de profissionais sempre motivada ?

A vida não só no campo profissional, mas também pessoal, pede pessoas motivadas que pratiquem boas ações, mas de nada adianta só haver a motivação, é essencial sustentar, dar continuidade às tarefas que levem em direção a um objetivo maior que é proporcionar qualidade de vida às pessoas.

É por intermédio de uma boa base motivacional interna que se consegue alcançar com mais facilidade os objetivos e metas, com qualidade e desenvoltura.

O líder é o responsável direto por uma equipe motivada e pronta para efetuar as tarefas de forma exemplar, levando a empresa a conquistar tudo o que foi planejado.
O colaborador motivado contribui quando requisitado e também age pró-ativamente, tem iniciativa nas ações, pois sente-se integrante de uma equipe e assim colabora para que os resultados sejam efetivados.

O maior legado que um pai, mãe pode deixar para os seus filhos, são os bons exemplos, as boas ações, no trabalho, nas empresas também é assim, hoje muitas se importam com o lado social, tanto de seus colaboradores e familiares como o que acontece ao seu redor, na comunidade vizinha, engajados em causas sociais e ambientais, a tão propagada responsabilidade sócio-ambiental, tida por muitas organizações como uma das formas de mostrar ao cliente os valores, princípios que ela preza, trazendo notoriedade e respeito à marca.

Muitas empresas européias, principalmente as consideradas de classe mundial, valorizam e algumas só compram, negociam os produtos de fornecedores que praticam ações voltadas à sustentabilidade do planeta. Hoje já se é considerado como vantagem competitiva, principalmente em relação aos exportadores que mantém um controle rígido sobre sua produção, retirando do meio ambiente somente o indispensável, uma produção controlada, limpa, que recicla boa parte da matéria-prima utilizada, por meio de uma logística reversa bem planejada, que investe em equipamentos que reduzam ao máximo a poluição despejada no ar, em rios, no solo, efetuando pesquisas para melhoria nos padrões de eliminação de dejetos.

No Brasil ainda são poucas, na maioria grandes organizações que procuram realizar ações baseadas em padrões, parâmetros de qualidade internacional e de responsabilidade sócio-ambiental, devendo todos nós cobrar resultados que visem a melhoria da qualidade das condições de vida tanto nas pequenas como nas grandes cidades.

Motivar pessoas não é nada fácil, pois cada ser humano é singular e motivado de uma forma, uns por incentivos em dinheiro, outros por viagens, bens materiais, benefícios e outros tantos ainda se automotivam pelo simples fato de estar fazendo algo útil e pelo aprendizado.
O que o líder precisa então é identificar o que motiva cada um e como usar isso para o bem comum, da empresa e de seu corpo de colaboradores.

Nenhum comentário: