7 de julho de 2008

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, RESPONSABILIDADE DE TODOS !



A evolução da espécie humana em sintonia com a ciência e a tecnologia tem trazido muitas descobertas que estão ajudando, auxiliando o homem moderno a tomar atitudes, ações, em total consenso com a preservação do nosso planeta e em especial ao desenvolvimento de maneira sustentável.

A alguns anos só se pensava no desenvolvimento através da exploração dos recursos naturais, sem pensar na sua reestruturação, pois estes bens são escassos e não renováveis, mas hoje, ainda que tardio,já se contemplam o uso destes recursos, mas com responsabilidade em relação às novas gerações, ou seja, retirando da natureza somente o indispensável, deixando sempre uma sobra para ser utilizada futuramente.
O planeta já estaria em total colapso se medidas corretivas não fossem tomadas, pois a tendência da produção mundial é só aumentar e em conseqüência os gases tóxicos jogados no ar, trazendo uma série de complicações aos seres humanos, animais e plantas, enfim à vida na Terra.

Os países desenvolvidos ainda relutam em participar ativamente deste processo de grande valia, pois sem uma concepção voltada à sustentabilidade as crianças não conseguiriam sobreviver em um ambiente tão hostil e desprovido de um mínimo de condições de vida saudáveis.

Os créditos de carbono são uma boa alternativa para um maior controle das emissões de gases e resíduos tóxicos que prejudicam tanto a camada de ozônio, como também o solo, os rios, mas os países centrais ainda são beneficiados, pois compram os créditos dos países periféricos, fazendo assim com que sua produção continue a todo vapor e nos mesmos níveis anteriormente registrados, dando-lhes o certificado para poluir.

Mas as perspectivas são boas, pois as grandes organizações estão focadas na responsabilidade sócio-ambiental, levando outras a copiá-las, o que é muito bom, até como estratégia comercial, diferencial competitivo, para se tornarem líderes de uma boa imagem perante a opinião publica e o mercado global.

Que novas iniciativas sejam tomadas vislumbrando a qualidade de vida e o bem estar geral, com uma visão de longo prazo, direcionando a novas alternativas de sustentabilidade do planeta.

Nenhum comentário: