5 de setembro de 2016

GESTÃO DO CONHECIMENTO - O QUE FAZER PARA RETER TALENTOS?


Novos talentos são imprescindíveis para que as empresas continuem focadas no seu processo de criação e aperfeiçoamento, mas como fazer para retê-los?

Temos que nos programar para os novos relacionamentos, principalmente em se falando do contato entre gerações, Baby Boomers, X,Y e a Z, que já entrou no mercado de trabalho com a tarefa de liderar, pois nasceram influenciados, fluentes em tecnologia e com uma visão dinâmica do que é mercado.

Como a expectativa de vida é crescente, será cada vez mais relevante saber administrar possíveis conflitos de comportamento e ideologia entre estas gerações.  Muitos profissionais da geração Baby Boomers, que ainda estão exercendo alguma atividade, contribuindo com a sua experiência no mercado de trabalho, irão ter como líderes ou subordinados, profissionais de outras gerações e terão que saber lidar cada vez mais com estas diferenças.

Não podemos perder, deixar que o conhecimento tácito adquirido se perca no espaço e no tempo, não seja compartilhado com outros e bem aproveitado. O aprendizado internalizado dever ser repassado, disseminado, externalizado, para que outras pessoas possam se apoderar destas informações, que podem gerar novos conhecimentos. Desenvolva técnicas, metodologias que estimulem os profissionais a registrar, documentar todos os novos conceitos aprendidos.

É nosso dever transmitir às novas gerações a bagagem de conhecimento adquirida, para que possam a partir daí, conquistar novos terrenos, aprimorar técnicas e conceitos. Hoje, devemos atuar como cooperados, colaborando em prol de uma  melhor qualidade, não importando se este ou aquele está mais certo. O que realmente é válido, é se despir de orgulho, pré-conceitos e se unir, dando as mãos em busca de máxima eficiência, excelência nos negócios.

Talentos devem ter tratamento especial, buscando consolidar uma estratégia de retenção, para que os custos de recrutamento, seleção, treinamento e de gestão do conhecimento sejam minimizados.
Infelizmente boa parte das empresas não investe, deixando de utilizar seu capital intelectual e os novos conhecimentos gerados por eles como fonte de vantagem competitiva.

Faça com que sua equipe de trabalho amadureça, busque sempre a melhoria, perceba suas deficiências e corra atrás para neutralizá-las, aprimore seus pontos fortes, desta forma os talentos serão preservados e não serão jogados fora, descartados conhecimentos absorvidos no decorrer de anos e anos.                                                                                                                                                                                                                                                              

Nenhum comentário: