15 de novembro de 2009

O QUE O CLIENTE REALMENTE QUER ?


Esta pergunta todas as empresas deveriam se fazer costumeiramente, pois o que o cliente realmente quer é ser bem atendido, mas não da forma usual, como muitas empresas fazem , ele quer ser atendido de maneira diferenciada, então encontre formas para suprir as suas necessidades, mas como fazer isso? 

Parece fácil, mas não é tanto quanto se parece, se o fosse, não existiriam inúmeras empresas de grande porte, com boa estrutura e capital para financiar seus projetos, com baixa lucratividade, clientes insatisfeitos e muitas vezes trabalhando meses no vermelho.

O mercado está aberto para todos e só se sai bem a empresa que acredita no seu potencial e utiliza ferramentas modernas e idéias inovadoras, então esteja sempre aberto a sugestões, mesmo que de cara, à primeira vista, pareçam totalmente utópicas, mas não descarte nada. Ponha as sugestões à mesa e discuta, reflita, analise, muitos projetos que não tinham perspectivas para dar certo, originaram grandes idéias que acabaram sendo usadas de outras formas ou até mesmo em outros projetos com grande sucesso.

A empresa, os gestores, os colaboradores devem estar sempre atentos a qualquer mudança de cenários globais e tomar iniciativas na hora que devem ser tomadas, pois o mercado não perdoa deslizes, muito menos a concorrência.

O cliente quer ser respeitado, mas não só pelos seus direitos adquiridos por lei, mas em um sentido mais amplo, quer ser tratado como uma pessoa que necessita de atenção e de ter as suas necessidades e desejos contemplados. Qual a pessoa que não gosta de ser ouvida, tanto em suas reclamações, desabafos, sendo ou não pertinentes, mas o que realmente os clientes querem são possíveis soluções, mesmo que momentâneas, para suas angústias, problemas, sejam eles verdadeiros, condizentes ou não.

O cliente quer muito mais do que a grande maioria das empresas oferece, disponibiliza, quer atendimento eficiente em todas as etapas do ciclo de vendas, qualidade, não só bom preço, mas preço justo, bom ambiente, profissionais que saibam, identifiquem as suas reais necessidades, exclusividade, diferenciação, inovação, quer também negociar com uma empresa que seja atuante na responsabilidade sócio ambiental, em síntese que seja transparente nos seus atos, dando-lhe segurança para os seus contatos, transações, negócios estes que sendo bem administrados podem dar excelente retorno financeiro, de imagem, resultando em orgulho não só dos colaboradores, mas também em todas as outras pessoas envolvidas com aquela empresa.

Então, encante seu cliente, ofereça uma variedade, um leque de opções, não perca um cliente sequer, conquiste, mantenha, fidelize, faça tudo que está a seu alcance, enfim , realize os desejos de seu cliente, antes que o seu concorrente o faça !

2 comentários:

Elaine disse...

Muito legal esse texto. Parece um manual às microempresas =D Detalhe q essas questões de fidelização e satisfação do cliente sempre estão em pauta mas, nunca são colocadas em prática, uma pena...

PORTALPOETICOCCF disse...

Prezado Valter, parabéns pelos 2 anos do seu blog, que cumpre um excelente papel, o de informar sobre um tema tão fascinante que é o das Empresas, Mercado de trabalho, atendimento a clientes, enfim...Parabéns!
Do amigo Celso Corrêa de Freitas-CCF