12 de junho de 2010

TENHA UMA REDE DE RELACIONAMENTOS ATIVA


É de suma importância ter uma vasta rede de relacionamentos, pois não conseguimos viver sozinhos, ainda mais se falarmos em linguagem empresarial.

Quem consegue crescer, se desenvolver não tendo ao lado uma pessoa como mentora, como coach, muitas vezes precisamos de apôio, de compartilhar idéias, também de outras opiniões, visões diferenciadas, para assim podermos compor a nossa visão crítica a respeito de tudo o que ouvimos. Muitas vezes desabafamos com pessoas de nossa inteira confiança que além de darem ouvidos às nossas palavras, fazem com que cresçamos, seja profissionalmente ou até mesmo pessoalmente, o que mais importa é termos estas pessoas ao nosso lado para quando precisarmos.

Hoje a maioria das vagas são ocupadas por profissionais indicados por colaboradores que já fazem parte do quadro de funcionários daquela empresa, pois se comprometem a dar o melhor, pensando como donos do negócio, ou seja, como empresa. E uma das melhores formas de agregar valor ao negócio, é a indicação de profissionais competentes, experientes, que muitas vezes precisam ser descobertos, diamantes a serem melhor lapidados.

O networking é essencial tanto para os resultados da empresa como para os colaboradores dela, é através do networking que a grande parte dos cargos executivos conseguem ocupação, pois o nome do profissional, bem como suas competências e habilidades, circulam no mercado, ficando mais fácil o contato e a contratação.

Preste muita atenção a sua rede de relacionamentos, mantenha-os sempre ativos, compartilhe os seus resultados com eles, crie, desenvolva canais de comunicação, prepare-se mais a cada dia, envolva-os em ações para que participem e conheçam as suas convicções e seus desejos.
As redes sociais são uma excelente porta de entrada para o networking e existem hoje inúmeras mídias virtuais que fazem a comunicação fluir de uma maneira leve e solta.

Muitas empresas na hora da contratação de um profissional pesquisam antecipadamente se este participa ativamente de alguma rede social, quais são as suas comunidades, os seus relacionamentos, as suas idéias e convicções. É muito bem avaliado também o profissional que presta algum tipo de serviço à sociedade, como voluntário, em ongs, associações de bairro, enfim, uma pessoa que não pensa somente em si, mas principalmente em todos os indivíduos que fazem parte de um grupo organizado, seja ele qual for.

Você só tem a ganhar, então mova-se, comece agora a se comunicar, o crescimento será imediato e os resultados irão aparecer não só para você, mas também para todos os outros que incorporarem o networking como uma poderosa ferramenta de aprendizagem.