30 de dezembro de 2008

A GLOBALIZAÇÃO E SEU EFEITOS


A globalização de suas várias formas, comercial, financeira, produtiva e tecnológica, como um feito irreversível traz muitos efeitos ao redor do mundo, tanto positivos como também negativos. Países que não tem uma base sólida em suas finanças, nos seus mercados, tornam-se alvo fácil aos ataques de capital estrangeiro, não como forma de investimento direto, a longo prazo e sim com o objetivo de ganhar dinheiro fácil e rápido, a famosa especulação.

Empresas se vêem em difícil situação, pois têm concorrentes em todo o mundo para o seu segmento de mercado, ao mesmo tempo que também têm fornecedores espalhados por todos os cantos do planeta, fazendo com que tenham que obter ótimas informações, tanto para comprar insumos, matéria-prima e produzir, como para negociar seus produtos.

Vemos agora recentemente o caos por que está passando o mais rico e poderoso país do mundo, os Estados Unidos, onde a crise teve início nas hipotecas conhecidas como subprime, onde o crédito era dado a pessoas sem crédito no mercado e sem capacidade de honrar com os pagamentos, levando a um enorme risco delas não serem pagas. Grandes empresas americanas, bancos e organizações quase que centenárias, foram à falência devido a falta de liquidez, gerando conseqüentemente um estreitamento do crédito a nível global. Empresas que tinham dívidas em dólar também perderam muito de seu capital devido a oscilação do câmbio. Estes acontecimentos geraram perda de postos de trabalho, diminuição da demanda e da produção e riscos de estagnação em mercados emergentes, como o Brasil, que tinham boas perspectivas de crescimento sustentado.

Até quando o mundo terá que ficar à mercê, pagar pelos erros e a má administração de grandes organizações e multinacionais, que acabam tendo seus débitos subsidiados pelos governos locais, restando a nós simples mortais, ficar a espera da tomada de ações visando uma melhor distribuição de renda, ou seja, igualdade de direitos e oportunidades.