30 de novembro de 2008

A IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.


A partir da teoria do norte-americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915), a da administração científica que a administração ascende ao posto de ciência.

As organizações são: heterogêneas, de portes, estruturas, objetivos, culturas diferentes, não existindo assim duas organizações iguais, imutáveis.

Existem as organizações formais, informais e lucrativas, voltadas para as empresas e também as informais e não lucrativas derecionadas para as empresas públicas e O.N.G.

Administrar é o processo pelo qual se planeja, organiza, dirige e controla uma empresa,portanto é o trabalho organizado, onde existem pessoas buscando a realização de objetivos comuns, podendo-se aplicar conceitos e técnicas administrativas.

O administrador não só tem o dever de solucionar problemas,administrar conflitos, como também o de dimensionar recursos, planejar a aplicação e efetuar a estratégia, liderar lucros e motivar pessoas.

Em suma o administrador tem a responsabilidade pela liderança de pessoas, com o objetivo de máxima eficiência e eficácia.