21 de setembro de 2008

A MODERNA GESTÃO POR PROCESSOS


O processo é nada mais nada menos que uma entrada, o que vai ser transformado, matérias-primas, insumos, materiais, serviços, informações, também chamado de Input, agrega-se valores, transforma-se, gerando um produto, serviço, saída ou Output para o cliente interno ou externo.

Nas abordagens por processos há um grau muito maior de exigência para que as pessoas assumam posturas pró-ativas, de iniciativa, sendo mais engajados, comprometidos e não só envolvidos nas ações.

Algumas organizações já comprovaram que a gestão por processos é uma forma estratégica de direcionar a seus stakeholders, ou seja, todas as pessoas envolvidas nos processos, clientes dos processos, a padronização de forma rotineira de suas tarefas e atividades, até porque o Time to Market exigido é cada vez menor e mais cobrado pelos clientes.

Por meio da modelagem dos processos de negócio (BPM) estrutura-se os departamentos integrando-os à área de TI que hoje deve ter uma visão ampla, sistêmica, holística, visando agregar valor ao negócio.

O objetivo do mapeamento de processos é através de fluxograma, representação gráfica de um processo, colocar de forma clara, simples, todas as etapas, ficando muito mais ágil, dinâmico, otimizando a tomada de ação, verificação e controle constante dos mesmos para a melhoria contínua, por meio do ciclo do PDCA, padronizando assim todos os procedimentos.