15 de março de 2008

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (Q.E)


Muitos indivíduos possuem um alto grau de Q.I(quociente de inteligência) mais um baixo Q.E (quociente emocional), outros um alto Q.E, mas por outro lado um baixo Q.I e outros tantos, altos índices em ambos, estes últimos geralmente se tornam grandes líderes.

Um grande exemplo é uma pessoa se dar muito bem profissionalmente, chegando ao topo de muitas organizações sem ter um Q.I elevado ou seja , com um alto grau de Q.E e um Q.I mediano, de segunda ordem.Pesquisas mostram que o Q.I contribui com cerca de 20 % dos fatores determinantes de sucesso, enquanto outras variáveis com os 80 % restantes,isto explica como pessoas com pouco estudo ou insuficiente para o cargo que exercem, obtém resultados expressivos, alcançando os objetivos propostos, se mantendo na empresa com boa performance, ativos, com indicadores de desempenho favoráveis,devido a um alto grau de Quociente Emocional.

Estas pessoas conseguem automotivar-se, mostram empatia,têm esperanças, perseverança, criatividade,sabem escutar e possuem habilidades no relacionamento interpessoal.

Q.I - Gerar, planejamento de boas ideias.
Q.E - Realizar, colocar em prática, ação total ou parcial da ideia.