31 de janeiro de 2008

MOTIVANDO A AÇÃO


O que significa motivação ?
Do latim Motus Actions - movimento da ação

É ter um motivo para agir, colocar alguma coisa em prática, em ação, pode ser no âmbito profissional, familiar, no esporte, na sua comunidade, na política, enfim, fatores que deem suporte, incentivem à uma ação.

E quais são esses fatores ?
Podem ser emocionais, econômicos, físicos...

Como uma pessoa pode aumentar o seu rendimento?

Através de incentivos individuais ou em grupo nos quais sejam focadas as competências ,as partes fortes ,as habilidades,o que a pessoa gosta de fazer ,quanto mais resultados positivos ela conquistar mais motivada ficará e dará consequentemente maioretorno à organização.

Quais os incentivos que dão maior retorno ?

Incentivos com premiação em dinheiro são válidos ,mas não são os que mais trazem resultados ,pois são esquecidos facilmente ,em pouco tempo.
Os que resultam em prêmios em mercadorias tem um resultado mais abrangente,mais duradouro, pois permanecem na cabeça das pessoas por um período maior.

Os que mais trazem resultados positivos são os de valor emocional,sentimental,que mostrem a vontade da organização, a preocupação com a qualidade de vida do seu colaborador,com a sua auto estima,com seu lado social,valorizando tanto a sua vida profissional como também a familiar ,resultanto em um profissional cada vez mais interessado e voltado às questões organizacionais,contribuindo, colaborando, focado nos objetivos e metas, no empreendedorismo, na pró-atividade, em suma buscando colocar a empresa como se fosse de sua propriedade, que é hoje a forma mais certa e mais procurada pelas organizações.

Como fazer uma pessoa desmotivada e sem vontade ,a motivar-se ?

Primeiramente o que é preciso é que esta pessoa queira ser motivada,esteja aberta a novas idéias,à quebra de paradigmas, a novas concepções, a novas maneiras de fazer, enfim aceite os novos ensinamentos e não venha com conceitos formados ou pré-conceitos.

Estamos na era do conhecimento,onde a informação flui de uma maneira ágil, dinâmica, globalizada, em tempo real ,onde todos os dias estão sendo descobertos novos métodos, novas leis.Existem milhares de pesquisadores ao redor do mundo colocando em confronto informações antes tidas como verdadeiras, quebrando paradigmas, com outras visões de mundo e cada vez em um tempo menor.
Como motivarmos pessoas para conquista de resultados expressivos.

Você quer ser mais um, você quer comer poeira ou fazer poeira ?

Então comece agora mesmo a se preparar ,capacitar ,desenvolver ,aprimorar,pensar diferente dos outros,achar novas maneiras de fazer ,só assim você será uma pessoa que irá conquistar seu espaço no mercado tão competitivo,que é o atual.As empresas modernas estão muito focadas na gestão de pessoas,na diferenciação,na criatividade,no envolvimento deste profissional na sociedade,na sua responsabilidade perante o próximo ,no desenvolvimento sustentável,na atuação política.

Prepare bem seu profissional ,quanto maior for sua capacitação,sua formação ,melhor forma de avaliar ,controlar resultados ,se auto gerenciar ele terá,o ajudará na tomada de decisões e a controlar de forma concisa e sistemática os mesmos.

Existem profissionais que sempre estão motivados ,por que?

Procuram sempre buscar os resultados,cumprir objetivos e metas ,se reciclando constantemente ,conhecedores de sua importância para a organização ,são sempre elogiados pelos seus superiores,tomam decisões calculando os prováveis riscos pertinentes àquela ação,planejam bem antes de executar,pesquisam o mercado exaustivamente, estão abertos a novas idéias,procuram ser benchmark nas suas organizações e as levam a serem também,procuram estar sempre antenados com o mercado ,buscando feedback de todos os interessados,tanto clientes internos como externos colocando em prática o brainstorming ,onde nenhuma ideia é descartada seja ela qual for.

Empresas que motivam seus colaboradores tem nesses seus aliados, tornando-se não só meros expectadores e sim participantes ativos em todos os processos, gerando um turn over cada vez menor e com isso fortalecendo a imagem da corporação perante seu público alvo e seus concorrentes.

Uma empresa ideal coloca sua força humana de trabalho em primeiríssimo lugar,voltada ao desenvolvimento humano,sempre focando suas diretrizes ,filosofia ,missão,estratégia em conjunto com as de seu pessoal,não entrando em conflito com as mesmas.

Toda empresa deveria ter horários diários para relaxamento, intercâmbio de setores ,onde todos ,desde o presidente até o funcionário de menor nível hierárquico se reunissem para um bate papo informal .
Todos fossem avaliados desde o nível estratégico até o operacional,controlando os resultados favoráveis e colocando em pauta os não ,através da governança corporativa.

A constante visão de crescimento torna uma empresa capaz de concorrer no mercado ,pois a que não pensa desta forma em pouco tempo vai perder seu lugar ,ou sua posição para outra que pensa maior ,que visualiza o futuro ,que planeja a longo prazo, que tem metas e objetivos bem delineados e traçados ,que desenvolve sua força de trabalho, que faz da pesquisa uma rotina,que é empreendedora, cria suas próprias soluções, pensa positivo,trabalha pelo bem estar de todos .

Enfim,uma empresa responsável é uma empresa que não vislumbra só os lucros e sim é responsável na área social ,ambiental, no desenvolvimento sustentável ,nas pessoas envolvidas nos processos e na otimização de recursos.